1. O que são Círculos de Investimento?
Os Círculos de Investimento são uma série de encontros entre pessoas que têm sonhos em comum e vontade de investir o seu dinheiro em projetos que estejam alinhados a seus ideais.
A partir de diálogos e muitas trocas, cada grupo do Círculo de Investimento decidirá quanto e onde investir seu dinheiro. Você terá autonomia para fazer as suas escolhas, mas com a chance de compartilhar seus sonhos com mais pessoas.
3. Nunca investi antes, posso participar do Círculo de Investimentos?
Sim, mesmo que você nunca tenha feito um investimento antes, você pode participar do Círculo de Investimentos. Toda a metodologia do Círculo de Investimentos é pensada para que as pessoas que nunca investiram possam obter informações, esclarecer suas dúvidas, expressar suas opiniões e participar plenamente das conversas. Caso você ainda não se sinta segura para começar a investir, você pode agendar uma mentoria ou se inscrever no nosso curso de educação financeira para tirar suas dúvidas.
5. Quantos encontros duram um Círculo de Investimento?
Um círculo de investimentos tem três encontros para diálogo sobre os sonhos dos integrantes e apresentação dos projetos para investimento, sendo um encontro por semana, totalizando três semanas de encontros. Após a realização dos investimentos, o grupo se encontrará periodicamente para monitorar o impacto sobre os projetos apoiados.
7. Preciso participar de todas as reuniões do Círculo de Investimento para poder investir?
Não é obrigatório, mas recomendado. É ao longo das reuniões que o investidor poderá conhecer os projetos, participar da definição do propósito do investimento e saber a quais resultados se espera que os projetos apoiados atinjam. Os relatos das reuniões ficarão disponíveis no site da É Circular, mas não substituem a riqueza de participar das reuniões.
9. Quando são as reuniões dos Círculos de Investimento?
O dia e horário das reuniões serão sempre apontados junto com a divulgação e inscrição nos Círculos de Investimento.
11. Como faço para depositar o dinheiro para o investimento?
Para depositar o dinheiro nos investimentos apresentados e discutidos nos Círculos de Investimento é necessário ter uma conta no MoedaPay, que pode ser aberta por meio do site www.moedaseeds.com ou aplicativo MoedaPay no celular. Com a conta aberta, você poderá transferir recursos para sua conta no MoedaPay e realizar seus investimentos de impacto. Para investir nos projetos do Círculo de Investimento, quando você clicar em “Minha Carteira” no aplicativo do MoedaPay para o celular aparecerá a opção “Investir” que apresenta a carteira do Círculo de Investimentos. Você poderá ler e assinar o contrato e indicar qual o valor você quer investir.
13. Preciso pagar para participar do Círculo de investimento?
Não. A participação no Círculo de Investimentos é gratuita.
15. Qual o retorno financeiro do investimento?
O retorno financeiro do investimento é de 8% do valor total investido.
17. Posso sacar meu dinheiro antes do prazo de vencimento do investimento?
Não. Isso não é possível porque o dinheiro que você investiu foi usado para fazer uma operação de microcrédito, de modo que não será possível reaver o valor antes do prazo combinado.
19. Quero apoiar os projetos com algum serviço, mais do que com dinheiro, posso fazer isso?
Sim. Se você tem alguma habilidade que possa apoiar no desenvolvimento dos projetos ou se você quer participar de alguma ação junto ao projeto, você poderá se inscrever no banco de talentos e apontar como você quer apoiar o projeto.
2. Quem pode participar dos Círculos de Investimentos?
Qualquer pessoa com interesse em fazer um investimento de impacto pode participar dos Círculos de Investimento.
4. Por que eu deveria participar dos Círculos de investimentos?
Os Círculos de Investimento são oportunidades para que as pessoas possam fazer um investimento de impacto de forma organizada e engajada. Se você tem preocupações com questões socioambientais e busca apoiar iniciativas que têm como objetivo apresentar e pautar soluções para tais questões, você também pode fazer isso por meio de um investimento de impacto.
6. Existe um valor mínimo e valor máximo para investir?
O valor mínimo para investimento é R$25,00 (vinte e cinco reais). Não existe valor máximo para investir, mas você deve considerar a sua realidade financeira para estipular o valor que irá investir.
8. Quanto tempo dura uma reunião do Círculo de Investimento?
Cada reunião do Círculo de Investimento dura em torno de 1 hora e 30 minutos, podendo se estender um pouco, mas nunca durando mais do que duas horas.
10. Como faço para me inscrever nos Círculos de Investimento?
Você pode se inscrever por meio desse link: https://forms.gle/xsANeHTFG8VL9mRw8.
12. Como é formalizado o investimento no Círculo de Investimentos?
O investimento é formalizado por meio de contrato de mútuo, que é um instrumento que formaliza operações de crédito (empréstimo) entre você e a OSCIP Green Cross (“Green Cross”). A Green Cross, por sua vez, utilizará os recursos para operacionalizar a concessão crédito às iniciativas escolhidas.
14. Qual o prazo para fazer o investimento?
A partir da primeira reunião do Círculo de Investimentos, você tem o prazo de um mês para fazer o investimento, mesmo que você não participe das reuniões. Assim, se a primeira reunião for no dia 15 de fevereiro, você tem até o dia 15 de março para fazer o investimento. Depois desse prazo a captação é encerrada e você poderá investir em outras oportunidades.
16. Em quanto tempo recebo o dinheiro que investi mais o retorno financeiro?
Você receberá o dinheiro que você investiu mais o retorno financeiro em um ano contada da data do encerramento da captação do Círculo de Investimento (data da primeira reunião + um mês).
18. Meu dinheiro será devolvido em parcelas ou todo de uma vez?
O dinheiro investido mais o retorno financeiro serão devolvidos de uma única vez, no dia do vencimento do investimento.
20. Como os projetos serão acompanhados?
A É Circular, em parceria com a Moeda Semente, monitorará o desenvolvimento do projeto. A Moeda Semente ficará encarregada de prestar assessoria técnica e apoiar no desenvolvimento de capacidades e soluções para que os projetos sejam bem-sucedidos e a É Circular fará os relatórios de impacto e prestação de contas aos investidores.